Porto de Vitória - ES


ORIGEM

O crescimento da cultura cafeeira na Província do Espírito Santo, a partir de 1870, tornou saturado o porto de Itapemirim, então utilizado para escoamento agrícola, essencialmente de cana-de-açúcar. Como alternativa, foram previstos embarques em outro atracadouro, denominado Cais do Imperador, na parte sul da ilha de Vitória.

Em 28 de março de 1906, o governo federal autorizou à Companhia Porto de Vitória (CPV) a implantação de novas instalações no mesmo local, ficando a cargo da empresa C.H. Walker & Co. Ltd. a execução de 1.130m de cais.
As obras, no entanto, foram interrompidas em 1914. A União encampou a concessão dada à CPV e transferiu-a ao governo estadual pelo Decreto nº 16.739, de 31 de dezembro de 1924, tendo sido a construção do porto retomada no início de 1925. Sua inauguração ocorreu em 3 de novembro de 1940, assinalando o começo do atual complexo portuário. A partir de 18 de setembro de 1978, com a edição do Decreto nº 82.279, a exploração comercial retornou, por encampação, ao governo federal. Em 21 de fevereiro de 1983, foi criada a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).

ADMINISTRAÇÃO

É exercida pela Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).

LOCALIZAÇÃO

As instalações para cargas diversificadas estão distribuídas em ambos os lados da Baía de Vitória, ocupando parte da cidade de Vitória e do município de Vila Velha.

ÁREA DE INFLUÊNCIA

A área de influência do complexo portuário abrange todo o estado do Espírito Santo, bem como as áreas leste e oeste de Minas Gerais, leste de Goiás, norte fluminense, sul da Bahia e de Mato Grosso do Sul.

INSTALAÇÕES

O Porto de Vitória é formado por três terminais: Cais Comercial, Cais de Capuaba e Cais de Paul.


< O Cais Comercial de Vitória, localizado no Município de Vitória, é um terminal público. Está subdividido em quatro berços para operar carga geral. As principais mercadorias movimentadas por ele são: café, papel, celulose e trigo. Possui 766 m de comprimento, calado entre 5 e 9,5 metros e acesso rodoviário para suas instalações.
 

< O Cais de Capuaba, localizado no município de Vila Velha, na baía de Vitória, é formado por cinco berços, que são utilizados para o movimento de produtos agrícolas, operação de navios Roll-on Roll-off, carga geral, mármore e granito, produtos siderúrgicos e contêineres. Possui 1.028 metros de comprimento, 10 a 11 metros de calado e acesso rodoferroviário.



 
< O Cais de Paul, é um terminal público, arrendado recentemente ao consórcio Peiú. É utilizado para movimentação de granéis sólidos, produtos siderúrgicos, carga geral e automóveis. O cais mede 420 metros de comprimento, 9 a 10 metros de calado e possui acesso rodoferroviário.



ACESSOS

 RODOVIÁRIO – Pelas rodovias ES-080, BR-262, que liga Belo Horizonte a Vitória, e BR- 101.

FERROVIÁRIO – Formado pelas ferrovias Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), da ompanhia Vale do Rio Doce (CVRD), e da Ferrovia Centro-Atlântica S.A., malha Centro- Leste, antiga Superintendência Regional de Campos (SR-8) da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA).

MARÍTIMO – Porto de Vitória: a entrada da barra apresenta uma largura de 250m e profundidade de 19m. O canal de acesso se estende por 7km, com 120m de largura e profundidade de 11m.


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