ORIGEM
O crescimento da
cultura cafeeira na Província do Espírito Santo, a partir de 1870, tornou
saturado o porto de Itapemirim, então utilizado para escoamento agrícola,
essencialmente de cana-de-açúcar. Como alternativa, foram previstos embarques
em outro atracadouro, denominado Cais do Imperador, na parte sul da ilha de
Vitória.
Em 28 de março de 1906, o governo federal autorizou à Companhia Porto de Vitória (CPV) a implantação de novas instalações no mesmo local, ficando a cargo da empresa C.H. Walker & Co. Ltd. a execução de 1.130m de cais.
As obras, no
entanto, foram interrompidas em 1914. A União encampou a concessão dada à CPV e
transferiu-a ao governo estadual pelo Decreto nº 16.739, de 31 de dezembro de
1924, tendo sido a construção do porto retomada no início de 1925. Sua
inauguração ocorreu em 3 de novembro de 1940, assinalando o começo do atual
complexo portuário. A partir de 18 de setembro de 1978, com a edição do Decreto
nº 82.279, a exploração comercial retornou, por encampação, ao governo federal.
Em 21 de fevereiro de 1983, foi criada a Companhia Docas do Espírito Santo
(Codesa).
ADMINISTRAÇÃO
É exercida pela Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).
LOCALIZAÇÃO
As instalações para cargas diversificadas estão distribuídas em ambos os lados da Baía de Vitória, ocupando parte da cidade de Vitória e do município de Vila Velha.
ÁREA DE
INFLUÊNCIA
A área de influência do complexo portuário abrange todo o estado do Espírito Santo, bem como as áreas leste e oeste de Minas Gerais, leste de Goiás, norte fluminense, sul da Bahia e de Mato Grosso do Sul.
INSTALAÇÕES
O Porto de Vitória é formado por três terminais: Cais Comercial, Cais de Capuaba e Cais de Paul.
< O Cais Comercial de Vitória, localizado no Município de Vitória, é um terminal público. Está subdividido em quatro berços para operar carga geral. As principais mercadorias movimentadas por ele são: café, papel, celulose e trigo. Possui 766 m de comprimento, calado entre 5 e 9,5 metros e acesso rodoviário para suas instalações.
< O Cais de Capuaba, localizado no município de Vila Velha, na baía de Vitória, é formado por cinco berços, que são utilizados para o movimento de produtos agrícolas, operação de navios Roll-on Roll-off, carga geral, mármore e granito, produtos siderúrgicos e contêineres. Possui 1.028 metros de comprimento, 10 a 11 metros de calado e acesso rodoferroviário.
< O Cais de Paul, é um terminal público, arrendado recentemente ao consórcio Peiú. É utilizado para movimentação de granéis sólidos, produtos siderúrgicos, carga geral e automóveis. O cais mede 420 metros de comprimento, 9 a 10 metros de calado e possui acesso rodoferroviário.
ACESSOS
RODOVIÁRIO – Pelas rodovias ES-080, BR-262, que liga Belo Horizonte a Vitória, e BR- 101.
FERROVIÁRIO – Formado pelas ferrovias Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), da ompanhia Vale do Rio Doce (CVRD), e da Ferrovia Centro-Atlântica S.A., malha Centro- Leste, antiga Superintendência Regional de Campos (SR-8) da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA).
MARÍTIMO – Porto de Vitória: a entrada da barra apresenta uma largura de 250m e profundidade de 19m. O canal de acesso se estende por 7km, com 120m de largura e profundidade de 11m.
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