Porto de Tubarão - ES

ORIGEM

A construção do Porto de Tubarão foi iniciada em 1962 pela (então empresa de economia mista) - Vale do Rio Doce, no ano em que foram assinados os primeiros contratos de longo prazo para fornecimento de minério de ferro para o Japão e a Alemanha, e sua construção foi totalmente paga com recursos do Tesouro Nacional.
 O Porto de Tubarão se constituiu num projeto pioneiro - concebido por Eliezer Batista - que contribuiu para criar um novo processo logístico mundial no transporte de granéis sólidos e líquidos. A participação do Japão nesse empreendimento foi decisiva e a construção do porto de Tubarão é até hoje recordada com simpatia pelos japoneses.

É o maior porto de exportação de minério de ferro do mundo e permite o acesso de navios Graneleiros de grande porte (Very-Large Ore Carriers (VLOC), Ultra-Large Ore Carriers (ULOC), e Ore Oil (O/O)).

ADMINISTRAÇÃO

É administrado pela Companhia Vale do Rio Doce.

LOCALIZAÇÃO
Está localizado na ponta do mesmo nome (Ponta de Tubarão), na parte continental do município de Vitória, capital do Espírito Santo.

INSTALAÇÕES
O porto está equipado com dois berços capazes de receber navios de até 300 mil TPB. Movimenta atualmente 65 milhões de toneladas de minério de ferro e pellets por ano e tem capacidade para movimentar 80 milhões de toneladas. Tubarão também movimenta cerca de 1,5 milhão de toneladas de grãos por ano, com a expectativa de movimentação de 3 milhões de toneladas/ano até o ano 2000. Essa movimentação levou o porto a expandir-se, originando o terminal de Produtos Diversos – TPD.

ACESSOS

O acesso rodoviário é feito pela BR-101, o ferroviário, pela Estrada de Ferro Vitória-Minas - EFVM e o marítimo pelo canal de acesso ao terminal, em mar aberto, na cidade de Vitória - ES.


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