A construção do Porto de Tubarão foi iniciada em 1962 pela (então empresa de economia mista) - Vale do Rio Doce, no ano em que foram assinados os primeiros contratos de longo prazo para fornecimento de minério de ferro para o Japão e a Alemanha, e sua construção foi totalmente paga com recursos do Tesouro Nacional.
O Porto de Tubarão se constituiu num
projeto pioneiro - concebido por Eliezer
Batista - que contribuiu para criar um novo processo logístico
mundial no transporte de granéis sólidos e líquidos. A participação do Japão
nesse empreendimento foi decisiva e a construção do porto de Tubarão é até hoje
recordada com simpatia pelos japoneses.
É o
maior porto de exportação de minério de ferro do mundo e permite o
acesso de navios
Graneleiros de grande porte (Very-Large Ore Carriers (VLOC), Ultra-Large Ore
Carriers (ULOC), e Ore Oil (O/O)).
ADMINISTRAÇÃO
É administrado pela Companhia
Vale do Rio Doce.
LOCALIZAÇÃO
Está localizado
na ponta do mesmo nome (Ponta de Tubarão), na parte continental do município de
Vitória, capital
do Espírito Santo.
INSTALAÇÕES
O porto
está equipado com dois berços capazes de receber navios de até 300 mil TPB.
Movimenta atualmente 65 milhões de toneladas de minério de ferro e pellets por
ano e tem capacidade para movimentar 80 milhões de toneladas. Tubarão também
movimenta cerca de 1,5 milhão de toneladas de grãos por ano, com a expectativa
de movimentação de 3 milhões de toneladas/ano até o ano 2000. Essa movimentação
levou o porto a expandir-se, originando o terminal de Produtos Diversos – TPD.
ACESSOS
O acesso rodoviário é feito pela
BR-101, o ferroviário, pela Estrada de Ferro Vitória-Minas - EFVM e o marítimo pelo canal de acesso ao
terminal, em mar aberto, na cidade de Vitória - ES.
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