ORIGEM
O aumento das
exportações de café do Vale do Paraíba, então realizadas no local com o auxílio
de chatas como transporte intermediário até os navios, a partir de 1923, tornou
necessária a construção de instalações para embarques em Angra dos Reis. O
governo do estado do Rio de Janeiro obteve a concessão para exploração do porto
através do Decreto nº 16.961, de 24 de junho de 1925, começando a sua
implantação durante o ano de 1927.
Com apenas parte
das obras concluídas, as operações foram iniciadas em 14 de maio de 1932, com
os objetivos modificados. Assim, na ocasião, as movimentações principais consistiam
em importações de carvão e madeira. Desde 1970 o porto passou a ser prioritariamente
exportador de produtos da Companhia Siderúrgica Nacional e importador de trigo.
O Decreto nº 77.534, de 30 de abril de 1976, extinguiu a concessão outorgada ao
governo estadual, passando a administração à Companhia Docas do Rio de Janeiro.
Em 5/11/98, o porto foi totalmente arrendado, na Bolsa de Valores do Rio de
Janeiro, para o consórcio
Angraporto, constituído pelos seus principais usuários, sob a Autoridade
Portuária - Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), por 25 anos.
ADMINISTRAÇÃO
O porto é
administrado pelo consórcio Angraporto.
LOCALIZAÇÃO
Está localizado
no município de Angra dos Reis, na Baía da Ilha Grande, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro.
ÁREA DE
INFLUÊNCIA
Abrange o
litoral da Baía da Ilha Grande, o sul dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais,
o norte de São Paulo e o estado de Goiás.
ACESSOS
· Rodoviário–
Pela RJ-155, que conecta as BR-101 e BR-494, a 7km do porto.
· Ferroviário -
Em bitola métrica (1,00m), através do ramal Barra Mansa / Angra dos Reis,
operado pela FCA – Ferrovia Centro-Atlântica S/A, ligando o Porto à região
centro-sul do Estado do Rio de Janeiro, e desta aos estados de Minas Gerais,
Goiás e Bahia.
· Marítimo –
Possui duas barras de entrada: uma a leste e outra a oeste da Ilha Grande, com
larguras de 12km e 17km, respectivamente. A primeira tem profundidade de 25m e
a segunda, de 35m. Do mesmo modo existem dois canais de acesso, um denominado “do
Sul” e outro “do Norte”, com as seguintes características: Canal do Sul, com
comprimento de 8km, largura de 160m e profundidade de 12m; e Canal do Norte,
com 11km de comprimento, largura de 150m e a mesma profundidade de 12m.
INSTALAÇÕES
São constituídas
por um cais acostável em forma de pier, com 400m de comprimento e uma bacia de evolução com 320m
de largura, dispondo de dois berços de atracação com profundidade de 10m e
capacidade para receber navios de até 29.000 TPB. O Porto de Angra dos Reis
dispõe, também, de três armazéns para carga geral com 5.475m², uma área de 150.000m²
de pátio a céu aberto, para depósito de carga geral e produtos siderúrgicos, e
um silo vertical, para trigo, com 11.000t de capacidade estática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário